A atividade de Ballet (ora designada como Técnica de Dança Clássica), iniciou como atividade extra curricular no ano letivo 2003/2004, com a professora Lídia Mendonça.
Em setembro de 2008 foi introduzido na Associação de Cultura Musical de Lousada, pelas mãos da professora Carolina Araújo, o método RAD (Royal Academy of Dance), como método base da técnica de ballet clássico.
Este consiste de três elementos interrelacionados: a técnica, a musicalidade e a performance. Os bailarinos são assim estimulados a ganhar disciplina física e mental o que lhes permite expressarem-se artisticamente através de movimentos coreográficos munidos de um sentido específico.
Os benefícios da prática de ballet clássico são:
- Desenvolvimento da sociabilidade e de novas amizades;
- Disciplina física, controlo e conhecimento do seu corpo;
- Aumento da autoconfiança física e mental;
- Melhoramento da postura e das capacidades corporais;
- Aumento dos conhecimentos musicais, de ritmo e dos movimentos corporais;
- Aumento do conhecimento de diferentes formas de arte performativas;
- Desenvolvimento das capacidades performativas e cénicas.
A RAD possibilita duas vertentes de ensino, a vertente graduada que vai desde o Pré Primário em Dança até ao Grau 8 e Vocacional, desde os Fundamentos Intermédios ao Solo Seal.
Na primeira vertente, a partir do Grau I para além da técnica clássica são também introduzidas duas seções específicas (estilos de dança): o Free Movement (exercícios nos quais os movimentos são mais naturais, contemporâneos, e com movimentos de dança grega) e o Carácter (exercícios com passos estilizados de danças tradicionais folclóricas da Hungria, Rússia, Polónia e Ucrânia os quais é necessário o uso de sapato com um pequeno salto e saia de caracter para as meninas).
A vertente Vocacional, que como o próprio nome diz, é destinado aos alunos que pretendam seguir uma carreira profissional como bailarino, professor ou outro título. O curriculum de vocacionais é tecnicamente mais exigente e compreende apenas a técnica clássica e o trabalho de pontas (especifico para bailarinas), assim desta forma os alunos fazem um curriculum paralelo reconhecido mundialmente.